Compensa investir em retífica de motores?

Retífica Francatti Campinas - Retífica de Motores e Auto Peças

Compensa investir em retífica de motores?

Quando o processo de retífica vai valer a pena financeiramente?

Para saber se o reparo compensa no bolso, tenha em mente a seguinte operação matemática: se o custo da retífica do motor for igual ou superior a 50%, ou no máximo 60%, do valor de um motor em agência autorizada do veículo vale a pena. Acima disso, só em veículos de uso para serviços restritos ou em caso de paixão pela marca ou desejo pessoal. Converse conosco para saber a melhor opção para o seu veículo.

E qual o tempo de vida útil do veículo após a realização desse serviço no motor?

Claro que isso depende muito do ano do carro e do desgaste das peças. Porém, em média, é como se o motorista recebesse o automóvel zero novamente da concessionária. Só que bem mais em conta do que se resolvesse trocar por um outro modelo. Além dos custos previstos em uma aquisição, como IPVA, transferência, seguro, entre outros, ninguém pode garantir o estado do motor de um auto de segunda mão.

É uma decisão e tanto para ser tomada…

É preciso levar em consideração que motor é o valor maior agregado ao veículo e corresponde a um terço do seu valor total. Quando se pensa em retífica, tudo depende da manutenção que vem sendo feita no carro. Se ela foi correta, de primeira linha, que geralmente é a partir das revisões previstas na concessionária, esse motor vai longe, 300 mil quilômetros em média, ou cerca de dez anos de uso. No entanto, o que constatamos é que a retífica é feita com 80 mil quilômetros rodados em 90% dos carros por falta de manutenção adequada.

O serviço demora muito para ficar pronto?

Normalmente o trabalho é rápido, de três a cinco dias a partir da aprovação do orçamento. Após desmontar o motor, listamos ao cliente todos os problemas detectados, e apontamos todas as peças que precisam ser substituídas por novas. Nesse diagnóstico entra tudo que é ligado ao motor, como coxim, sistema de injeção eletrônica, sistema de arrefecimento… É realizado um exame geral no carro antes de efetivamente mexer no motor, quando todas as peças que trabalham nele são trocadas. Apenas os blocos são mantidos.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email